2140

Prefeitura Municipal de Conceição do Jacuípe

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Conceição do Jacuípe

Prefeita garante pagamento imediato do piso de enfermagem em Conceição do Jacuípe

Fonte: DECOM
19/08/2022 às 08h52

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Após a sanção presidencial, o piso salarial da enfermagem já entra em vigor em todo o país. O PL 2.564/20, do Senado Federal, estabelece o valor mínimo inicial de R$ 4.750 para enfermeiros, 70% deste valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras.

De acordo com o texto promulgado, a União e os Estados deverão iniciar os pagamentos a partir de 2023. Em Conceição do Jacuípe, no entanto, a prefeita Tânia Yoshida largou na frente e decidiu cumprir com o pagamento do piso ainda este ano, de maneira imediata.

O projeto foi encaminhado para a Câmara de Vereadores, sendo solicitada pelo município uma sessão extraordinária, para que a votação ocorra em tempo célere. Assim que a matéria retornar da Casa, o pagamento será iniciado pelo município.

“Já me antecipei e mandei o projeto para a Câmara, porque precisa regulamentar, e já pedi uma sessão extraordinária para que seja votado o mais rápido possível. O planejamento prevê que o setor público pague o piso apenas em 2023, mas eu não vou fazer isso. Assim que retornar da Câmara, de imediato, eu vou dar o piso para todos os profissionais de enfermagem. Isso aí já está planejado. E aqueles que estão, muitas vezes, em desvio de função, mas são enfermeiros, irão receber o piso tranquilamente. O projeto vai ser atendido na íntegra. Vou fazer todo o sacrifico que eu puder, mesmo que corte na carne, porque entendo que é um piso digno e de muita importância”, destacou a prefeita Tânia Yoshida (PSD). 

A gestora municipal recordou ainda o esforço empregado pelos profissionais da categoria durante o pico da COVID-19, em que estiveram durante a linha de frente, salvando vidas. Segundo ela, o pagamento do piso é uma forma justa de retribuir aos heróis da saúde. 

“Fiquei muito sensibilizada, principalmente porque sei o que vocês passaram nesse período de pandemia, exaustos, enfrentando de frente o vírus, mas lutando incansavelmente para salvar vidas e ajudar as pessoas. Então, quero dizer que vocês têm todo o meu respeito e todo o meu carinho. Jamais ia me negar a aderir a um projeto deste”, concluiu Tânia.

Saúde pública tem sido prioridade em Conceição do Jacuípe. Além de importantes obras sendo entregues, para ampliar a cobertura de atendimento, a Prefeitura publicou no Diário Oficial a licitação para aquisição de mais camas reforçadas, cadeiras de rodas, lençóis, entre outros equipamentos hospitalares, que vão garantir uma assistência de melhor qualidade à população.