2140

Prefeitura Municipal de Conceição do Jacuípe

Pular para o conteúdo

“Temos orgulho de trabalhar em um hospital com uma estrutura capaz de atender casos críticos e assistir a população nessa pandemia”, diz Diretor Médico do HACM

Fonte: ASCOM
15/06/2020 às 10h09

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Confira na íntegra a nota emitida pelo Diretor Médico do Hospital ACM, DR. Wagner Ribeiro.

No Brasil, em 25/02/2020, foi confirmado o primeiro caso de COVID- 19, no estado de São Paulo. O paciente era um brasileiro procedente da Itália.

Diante da confirmação de uma pandemia, uma série de ações começaram a ser adotadas em todo o mundo para definir o nível de resposta e a estrutura de comando correspondente ao cenário.

Em Conceição do Jacuípe, o primeiro caso da doença foi confirmado no dia 18 de março de 2020, o qual foi acompanhado em domicílio.

O Hospital ACM começou a se estruturar para o enfrentamento à COVID-19 muito antes do primeiro caso registrado na cidade. Foram realizados treinamentos com a equipe multidisciplinar e a equipe administrativa sobre os meios de transmissão do vírus e os métodos adequados de utilização dos EPIs para proteção a infecção pelo coronavírus.

Foi criado também um plano de contingência, de conhecimento de todo corpo de funcionários do hospital para estruturação necessária ao atendimento do paciente com suspeita ou testado positivo para COVID-19.

Nesse plano constam as ações que devem ser realizadas conforme a demanda de atendimentos dos casos suspeitos ou confirmados que chegarem ao Hospital ACM e protocolos assistências que padronizam o atendimento conforme as evidências científicas disponíveis no mundo.

O Hospital ACM dispõe de estoque dos EPIs necessários a proteção dos funcionários que trabalham na unidade, para que realizem as suas atividades em segurança. Temos dois leitos de isolamento respiratório e uma sala equipada com dois respiradores e monitores multiparamétricos para uso nos casos suspeitos ou confirmados de COVID- 19, que apresentarem sinais de gravidade. A emergência do hospital dispõe de uma logística de atendimento com uma entrada independente para pacientes portadores de sintomas respiratórios, com o objetivo de preservar os demais pacientes que necessitam também de atendimento de emergência por outras causas.

Desde o primeiro caso notificado no município até os dias de hoje, só foi atendido um caso confirmado para COVID-19 no Hospital, o qual apresentou quadro grave, com necessidade de ventilação mecânica.

O paciente foi tratado no próprio Hospital e após ter seu quadro estabilizado, recebeu alta, continuando a cumprir o período de isolamento em domicílio, seguindo todas as orientações preconizadas pela OMS e sendo acompanhado pela vigilância epidemiológica do município.

Durante todo esse período de pandemia que estamos enfrentando, a secretária de saúde de Conceição do Jacuípe vem se empenhando para garantir aos funcionários do hospital todos os EPIs necessários e de qualidade para que possam usar conforme treinamento oferecido no próprio Hospital, e dessa forma permanecerem seguros no atendimento ao paciente suspeito ou confirmado com COVID-19.

A diretoria médica e todo corpo clínico do Hospital ACM agradecem a Secretaria de Saúde pelo empenho e dedicação sempre disponibilizado a todos os colaboradores da instituição. Temos orgulho de trabalhar em um hospital de atenção primária no interior da Bahia com uma estrutura capaz de atender casos críticos e assistir a população conjacuipense nessa pandemia.