Última atualização:

Prefeita Tânia Yoshida elenca ações de incentivo ao esporte e a educação em Conceição do Jacuípe

12/05/2023 às 08h55

Em Conceição do Jacuípe, o esporte e a educação caminham lado a lado entre as prioridades da gestão municipal. A Prefeitura Municipal tem anunciado diversas ações para os setores e encaminhado projetos importantes para apreciação da Câmara Municipal.

Um desses projetos, encaminhado no dia 10, visa a criação e a regulamentação de programas de incentivo à educação de jovens, adultos e idosos para a erradicação do analfabetismo. Está previsto ainda uma bolsa de incentivo à matrícula e à permanência na rede municipal de ensino.

“Quero dizer a vocês que, os alunos que vão se matricular, vão receber uma bolsa mensal de R$ 80. Mas, para continuar recebendo sempre, eles terão que ter a frequência, e será observado também o desempenho”, esclareceu a prefeita Tânia Yoshida (PSD).

Outra pauta importante que está sendo encaminhada ao legislativo trata da bonificação por resultado, direcionado aos professores, diretores, coordenadores e entre outros. O abono terá como base a evolução dos indicadores da educação, a exemplo do IDEB, uma vez que os índices do setor também impactam nos tributos do Município.

Durante pronunciamento nesta semana, Tânia Yoshida também esclareceu a situação do Bolsa Atleta, que tinha a duração prevista de um ano. A política de incentivo ao esporte está sendo analisada cuidadosamente, como forma de responsabilidade com o dinheiro público, aferindo os números obtidos pelos atletas.

Ao mesmo passo, a valorização do esporte segue como um compromisso da administração municipal. Prova disso é o envio e custeio de três jovens da cidade para a disputa do Mundial que acontecerá no Japão, desde o pagamento de passagens aéreas até a hospedagem.

A expectativa é que, em breve, a Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Mitsue Yoshida, envie um novo projeto à Câmara, após toda a revisão deste primeiro ano do Bolsa Atleta.